terça-feira, 30 de agosto de 2011

Surge um problema ...





Atualmente, a Pedagogia Hospitalar como processo pedagógico é uma realidade no vasto leque de atuação do pedagogo na sociedade contemporânea. Em muitos casos, funciona em parceria entre hospital e instituição escolar, preservando a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, em outros casos através de atividades com crianças em atendimento hospitalar por meio de metodologias diferenciadas que respeitem o quadro clínico do paciente, considerando que práticas pedagógicas hospitalares como assessoria ao desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, constituem-se como uma natureza transformadora que busca tornar a vida dessas pessoas mais dinâmicas e prazerosas.
Diante disso, algumas inquietações aparecem como problemática desse projeto com os seguintes questionamentos: Em que medida as práticas docentes podem contribuir, através da leitura e do lúdico-pedagógico no ambiente hospitalar, para minimizar os efeitos emocionais oriundos dos processos terapêuticos? Quais as dificuldades que os profissionais de saúde encontram para trabalhar com esse público, uma vez que não disponibilizam dos serviços pedagógicos do hospital? Quais desafios o (a) pedagogo (a) enfrenta ao trabalhar com Pedagogia Hospitalar? Porque os governos não investem em pedagogos (as) hospitalares uma vez que esses auxiliam o profissional de saúde, oferecendo assistência a crianças em classe hospitalar ou em atendimento, com acolhimento educacional especializado?
Neste sentido, esta pesquisa contribuirá significativamente para compreender estas questões e ampliar os conhecimentos a cerca da Pedagogia Hospitalar.
Objetivos:


√ Geral
Investigar uma prática de estimulação para a leitura através de atividades lúdico-pedagógico com crianças no ambiente hospitalar.

√ Específicos

Reconhecer os métodos pedagógicos utilizados para desempenho das atividades desenvolvidas no ambiente hospitalar.
Contribuir para o desenvolvimento da expressão oral e escrita no ambiente hospitalar através de atividades diversificadas.
Proporcionar situações de socialização entre crianças da mesma classe hospitalar para que interajam entre si, por meio da leitura, promovendo seu bem estar.
Analisar a importância e as formas de atuação do pedagogo nos leitos hospitalares infantis.
Propiciar atividades lúdico-pedagógicas a crianças em atendimento hospitalar.
Identificar as contribuições da afetividade no processo de aquisição de conhecimentos na classe hospitalar.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       




0 comentários:

Postar um comentário