terça-feira, 30 de agosto de 2011

O caminho ...


Para o desenvolvimento dessa investigação se fazem necessários alguns esclarecimentos em torno da perspectiva de ciência e de pesquisa que orientarão o referido estudo.
Para a implementação da pesquisa serão necessários alguns procedimentos metodológicos, que em conjunto, possibilitarão o sucesso da ação, que visa à informação sobre as principais formas de atendimento educacional especializado. Para isso, é necessário conhecer primeiramente o que é metodologia, que segundo Magalhães (2005):
É o estudo ou a ciência do caminho, se pretendendo que este seja uma trilhar racional para facilitar o conhecimento, além de trazer implícita a possibilidade de, como o caminho servira para que diversas pessoas percorram isto é, que possam ser repetidamente seguido (p.226).

O estudo da metodologia pode ser de fato uma chave para a apreensão de como funciona o conhecimento já que ela é parte integrante do conhecimento e isso é útil para estudantes e praticantes de vários ramos do conhecimento. Sendo assim, cremos que há vantagem em se explorar os procedimentos que pessoas como cientistas usam em seu trabalho, já que o conhecimento sem dúvida tem progredido na busca da verdade sobre o mundo. É provável que também a metodologia esteja sujeita a evolução, uma transformação ao longo do tempo, assim com o próprio conhecimento.
Na perspectiva metodológica aqui proposta, compreendemos que a Ciência faz parte da busca pelo conhecimento e este por sua vez, se dá por meio de muitas formas, a partir de algo que sempre interessa aos homens, pois obviamente não se deseja conhecer aquilo em que não se tem nenhum tipo de interesse. Conhecimento é cultura, é a relação que se estabelece entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer (ROSAS, 2003), é tudo aquilo que se aprende na vida, e tudo aquilo que se adquire construindo saberes e para esse fim, faz-se necessário pesquisar. Nesta perspectiva, Lakatos e Marconi (2001, p.43) acentuam que:
A pesquisa é um procedimento formal com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento cientifico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.

Pesquisar é educar o olhar, é mais do que ver as coisas, é perceber o que elas realmente são. “A pesquisa é uma atividade neutra e objetiva, que busca descobrir regularidades ou leis, em que o pesquisador não pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa” (GOLDENBERG, 2005, 17), ela surge de uma necessidade de adquirir conhecimento a partir de um problema.
Nas palavras de Ludke (1986, p.1) “para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito deles”. Assim, esse projeto consiste em planeja/organizar a situação, descrever o passo-a-passo e utilizar um método para embasá-lo.
Sendo que o objetivo desse trabalho é investigar uma prática de estimulação para a leitura, inicialmente o método utilizado será a Pesquisa Bibliográfica, pois esta é “desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” (GIL, 2002, p.3), ajudando no esclarecimento de do campo de pesquisa e a posterior descrição apresentado hipóteses no final desse projeto. Posteriormente recorreremos à Pesquisa Ação que segundo Richardson “visa produzir mudanças (ação) e compreensão (pesquisa). A consideração dessas duas dimensões, mudanças e compreensão, podem dar uma importante contribuição na elaboração do projeto de pesquisa”. Ela dispõe de quantificação, controle e objetividade, nos levando as suas quatro etapas, a saber: diagnóstico – onde o pesquisador identifica e define o problema; ação – análise das possibilidades de ações que constituirão solução do problema; avaliação – etapa de avaliação dos resultados alcançados e da aprendizagem teórica e reflexão – análise crítica do processo (RICHARDSON).
Inicialmente a coleta de dados será por meio da Observação direta para que se possa ir, aos poucos, observando e registrando os fenômenos que aparecem na realidade (BARROS E LEHFELD, 1990), e a Observação Sistemática, “Estruturada, planejada, elaborada onde o observado deve ser objetivo e eliminar sua influencia sobre o que vê ou recolhe” (MARCONE E LAKATOS, 2002, p. 87-135). E Entrevistas Não Estruturadas, pois segundo Rosa e Arnold (2006), permite que o sujeito discorra e verbalize seus pensamentos, tendências e reflexões sobre os temas apresentados. Faz-se necessário realizar ainda uma Análise Documental de tudo que foi recolhido, para validar as informações obtidas durante a Observação.
Será imprescindível a concretização de um Estudo Qualitativo uma vez que os resultados serão extraídos, baseando-se na observação do comportamento dos sujeitos envolvidos, como salienta Rodrigues (2007, p. 38) “qualitativa é a pesquisa que – predominantemente – pondera, sobesa, analisa e interpreta dados relativos à natureza dos fenômenos. (...) é a denominação dada à pesquisa que se vale da razão discursiva”. Dessa forma, este projeto será um estudo empírico e teórico, pois estará buscando o conhecimento através da teoria e da experiência.
Esta pesquisa será realizada nos leitos hospitalares do Hospital Municipal e em sala de espera para atendimento pediátrico, onde os sujeitos envolvidos para que os objetivos intrínsecos possam ser alcançados serão pais, crianças e profissionais da saúde, os quais contribuirão significativamente para o sucesso do desenvolvimento desta pesquisa.


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