Sobre



Mediante a constatação decorrente de várias leituras sobre Educação Hospitalar, percebe-se que este é um tema que vem sendo alvo de algumas pesquisas nos estudos acadêmicos, mas que requer um pouco mais de atenção, uma vez que dificilmente encontramos pedagogos atuando desta área.

A finalidade dessa pesquisa é demonstrar ao profissional de pedagogia a importância do ato pedagógico no ambiente hospitalar e como essa proposta se desenvolve num trabalho de parceria, responsabilidade e compromisso com o paciente-aluno. De forma contextualizada, pretende-se apresentar outro espaço da educação que se estende além da sala de aula formal.

O atendimento educacional a crianças hospitalizadas está assegurado no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes Hospitalizados (CONDANDA), Resolução nº 41/1995, onde assegura que as crianças e adolescente tenham: “Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar”.

O desenvolvimento desse projeto irá contribuir significativamente para nossa formação pessoal e profissional e certamente para a construção de conhecimentos e experiências voltadas para essa área.